4 CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER NA HORA DECOMPRAR UM AUTOMÓVEL
- Dra. Juliana Paiva

- 23 de fev. de 2023
- 3 min de leitura
Comprar um veículo exige certos cuidados, afinal de contas, o valor negociado não costuma ser baixo.
Descuidar pode custar muito caro, então, para evitar maiores transtornos, listamos aqui 3 cuidados para você ter na hora de comprar o seu veículo:
1 – INVESTIGUE SOBRE O VENDEDOR
É importante investigar o histórico do vendedor.
Se for uma empresa, além da sua reputação, é necessário realizar o levantamento de algumas outras informações, tais como, sua situação fiscal, capital social, quem são os sócios, se há processos judiciais em que ela foi condenada.
O mesmo vale para o caso do vendedor ser pessoa física. É necessário procurar por ações cíveis e trabalhistas em que o vendedor tenha sido condenado, pois o vendedor pode estar insolvente, tentando se desfazer dos bens que tem para tentar se esquivar da condenação, o que pode configurar em fraude contra credores, passível de anulação pelo Poder Judiciário, você não vai querer fazer parte disso, pois lhe gerará dor de cabeça.
2 – CONSULTAR MULTAS DO VEÍCULO
No site do DETRAN do seu Estado é possível realizar uma consulta gratuita para apurar eventuais multas cadastradas no veículo. Para tanto, você precisará do número do RENAVAM do veículo.
3 – CONSULTAR O CADASTRO DO VEÍCULO
Também no site do DETRAN do seu Estado, é possível realizar a consulta gratuita da situação cadastral do veículo.
Esta consulta é importante porque ela aponta eventual existência de comunicação de venda, restrição judicial, restrição de circulação.
4 – PREENCHA O RECIBO DE COMPRA E VENDA
É muito importante formalizar a venda e preencher o recibo de compra e venda (CRV).
Sendo assim, é necessário que o vendedor e o comprador se dirijam até um Tabelionato de Notas e faça o reconhecimento de firma por autenticidade das assinaturas constantes no recibo.
Feito isso, o próximo passo é comunicar a transferência perante o DETRAN.
Deixar de realizar a comunicação de Venda faz com que vendedor do Veículo responda por débitos e infrações de trânsito de praticados pelo Comprador.
Para formalizar a transferência perante o DETRAN é necessário que o vendedor faça a Comunicação de Venda dentro do prazo de 30 dias (a contar da data que consta na CRV), acompanhada da CÓPIA AUTENTICADA do CRV assinado (com reconhecimento de firma) pelo vendedor e comprador.
Feito este trâmite, o comprador poderá emitir o CRV de forma online, pois desde janeiro de 2021, o Documento de Registro do Veículo passou a ser eletrônico.
Este é o passo a passo para validar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos digital:
1. Baixe o app “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”;
2. Abra o app e faça o cadastro do seu usuário;
3. Ative sua conta por meio de um link que será enviado ao e-mail de cadastro;
4. Chegou a hora de obter a sua CNH Digital. Para isso, basta validar o seu cadastro por meio do Portal de Serviços do Denatran através do certificado digital. Caso prefira, você também pode ir pessoalmente ao Detran fazer esta validação;
5. Para adicionar o CRLV Digital é só informar o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV;
6. Crie uma “Chave de Acesso” com 4 dígitos;
7. Adicione as versões digitais da CNH e CRLV-e no seu cadastro de usuário;
8. Por fim, basta visualizar os documentos adicionados e baixá-los no seu smartphone.
Na dúvida, contrate um advogado, acredite, isso te poupará muito estresse.
Além dos 4 cuidados aqui apresentados, há diversos outros que temos que ter na hora de comprar um veículo, por isso, a ajuda de um profissional, habituado com essas transações, é indispensável para evitar prejuízos e dores de cabeça.
PAIVA ALMEIDA ADVOCACIA




Comentários