PAGUEI UM BOLETO FALSO. QUAIS SÃO MEUS DIREITOS?
- Dra. Juliana Paiva

- 23 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
O mundo está cada vez mais digital e tecnológico, isso não é novidade, mas com o advento da Pandemia e consequente isolamento social, essa digitalização ocorreu de forma mais célere.
Infelizmente, o ambiente digital também abriga criminoso, por conta disso, cada vez mais vemos casos de pessoas que caem em golpes digitais.
Um golpe muito comum é o do boleto falso.
Neste golpe, o consumidor recebe o contato do criminoso que se passa por uma empresa, geralmente prestadora de serviço (empresa de energia, operadora de telefone, etc), onde disponibiliza um boleto para pagamento.
O consumidor, acreditando que se trata do boleto correto, realiza o pagamento. Contudo, após o vencimento da fatura, recebe o contato da empresa verdadeira, informando que o pagamento não foi identificado.
O consumidor então afirma que pagou o valor mas, quando percebe, o boleto pago era falso e o beneficiário era outro e não a empresa.
Mas e agora, será que o consumidor perdeu o valor pago e terá que arcar com multa e juros decorrentes do atraso no pagamento do boleto correto?
Depende.
Se ficar demonstrado que o boleto está associado aos seus dados, será possível apontar a responsabilidade do banco ou da empresa credora, decorrente a uma possível falha no dever de segurança das suas informações.
Afinal, como o criminoso obteve tais dados?
Neste sentido, há alguns julgados que reconheceram a falha na segurança das informações do consumidor, isentando o consumidor de realizar novo pagamento.
Importante esclarecer que não é todo caso onde houve pagamento de boleto falso que é possível obter tal decisão favorável para o consumidor, cada caso possui suas particularidades, sendo assim, é de extrema importância que um advogado analise a sua situação.
Para evitar cair neste golpe, SEMPRE QUE FOR PAGAR UM BOLETO, CERTIFIQUE-SE QUE O BENEFICIÁRIO É REALMENTE O CORRETO.
Caso tenha ficado com alguma dúvida ou está tendo problemas, não deixe de procurar um escritório especializado.
PAIVA ALMEIDA ADVOCACIA




Comentários