4 SOFT SKILLS QUE TODO ADVOGADO DE SUCESSO PRECISA DESENVOLVER
- Dra. Juliana Paiva

- 23 de fev. de 2023
- 3 min de leitura
Algo que muito se ouve falar é que o mercado da advocacia está saturado. E isso se dá porque, de fato há muitos profissionais inscritos na OAB e são poucos aqueles que conseguem prosperar na área.
Infelizmente, muitos desistem e acabam seguindo áreas distintas. Alguns até conseguem se estabelecer na advocacia e pagar as contas, já outros conseguem excelentes resultados com faturamentos acima de 8 dígitos, mas o que diferencia um profissional mediano de um profissional de sucesso? O que faz um profissional ser reconhecido em sua área?
A formação em Direito permite ao indivíduo entender o funcionamento do Ordenamento Jurídico e saber manejar um processo judicial, ou seja, durante a sua formação, o advogado adquire diversos conhecimentos técnicos, também chamados de hard skills.
Tais conhecimentos o fazem um profissional, mas para que esse profissional possa se destacar dos demais, é necessário o desenvolvimento de habilidades sociais, ou também conhecidas como soft skills.
A razão disso é simples, a todo momento o advogado lida com pessoas, seja na audiência, peticionando, em uma reunião com um cliente….
Além disso, o serviço jurídico, seja qual for, visa satisfazer um desejo ou necessidade humana, mesmo que de forma indireta.
O cliente pode ser uma empresa, mas, ainda assim, o profissional terá que responder a uma pessoa. O juiz é uma pessoa, a outra parte é uma pessoa ou é representada por uma.
O mundo é feito de pessoas e pessoas necessitam de pessoas para alcançar os seus objetivos.
Sendo assim, entender e saber lidar com pessoas é requisito necessário para o sucesso na advocacia. As habilidades sociais justamente visam isso.
Vamos listar aqui 4 soft skills indispensáveis para o advogado que almeja o sucesso na carreira:
1 – Persuasão: Uma comunicação persuasiva é extremamente necessária para fechar um contrato com um novo cliente, para apresentar argumentos claros e precisos que convençam o Magistrado, para negociar um acordo vantajoso…
2 – Negociação: Há diversas formas de resolver um conflito, a negociação é uma dessas formas, inclusive, uma das mais vantajosas, que podem ser tentadas judicialmente ou extrajudicialmente, isso porque, um acordo visa a composição amigável. Nem sempre o Magistrado profere uma decisão que agrada as partes, mas com a negociação, é possível chegar a um acordo que atenda aos interesses de todos. Um bom advogado sabe negociar.
3 – Oratória: Uma comunicação eficiente é o que mais diferencia um profissional mediano de um profissional de sucesso. Contudo, saber se comunicar bem depende não apenas do bom uso das palavras, mas também do domínio da linguagem não verbal, pois tudo comunica, a roupa, o cabelo, as expressões faciais, a postura corporal, a tonalidade da voz, etc.
4 – Criatividade: Ser criativo não é uma habilidade útil apenas para os artistas, na advocacia, muitas vezes é necessário inovar. Inovar não apenas nas teses jurídicas, mas também na forma como lida com o cliente, no plano de solução de um problema, na gestão de um escritório.
É claro que além dessas 4 habilidades, há outras que são úteis para a advocacia, mas o importante é ter ciência sobre o que é necessário desenvolver e começar a colocar a mão na massa.
Mas por onde começar?
1º Adquirindo conhecimentos acerca de boas práticas e técnicas relacionadas à habilidade que você esteja querendo desenvolver;
2 º Colocando em prática o que aprendeu.
Há diversos livros, palestras e cursos destinados a isso, procure um mentor que te ajude nesse processo, tenho certeza que isso fará grande diferença, tanto na sua vida pessoal quanto profissional.
Fontes:
FREITAS, Micaella Dallagnolli e GÓES, Moisés de almeida. Soft skills na advocacia contemporânea e nos meios consensuais de resolução de conflitos. International Journal of Digital Law, Belo Horizonte, ano 2, n. 3, p. 113-131, set./dez. 2021. Disponível em Jornal Nuped.
MARQUES, Gustavo Henrique Cavalcante. Soft Skills: Como controlar suas emoções e resolver conflitos. Ebook Kindle. 2021. Disponível em Amazon.




Comentários