ADVOGADO: COMO MELHORAR A EXPERIÊNCIA DO SEU CLIENTE?
- Dra. Juliana Paiva

- 23 de fev. de 2023
- 3 min de leitura
Não tem jeito, se você almeja o sucesso do seu escritório, terá que focar na experiência do cliente.
A fórmula é simples:
| cliente satisfeito = novas contratações e indicações |
Se equivoca quem pensa que apenas resolver o problema de quem te contratou é suficiente para fidelizá-lo e resultar em indicações.
A verdade é que a experiência do cliente é fundamental para qualquer negócio.
Listamos aqui algumas dicas para você colocar em prática agora mesmo e melhorar muito o relacionamento com quem te contrata.
1 - CONFIANÇA É TUDO
Confiança é a base de todo relacionamento bom e duradouro. Afinal, quando o cliente te contrata, confia que o seu problema será resolvido.
Mas como passar confiança para o seu cliente?
A resposta é: Sabendo se comunicar de forma efetiva!
Talvez você ainda não tenha parado para refletir, mas tudo comunica: sua vestimenta, sua expressão facial, o ritmo da sua voz, o que você fala, como se comporta…
Então lá vai a primeira dica: O estudo da semântica te ajuda a saber utilizar palavras, cuja interpretação seja mais adequada para despertar o que você quer no seu interlocutor.
Explico melhor, imagine que você esteja negociando com um cliente os seus honorários.
Você está disposto a abaixá-lo e quer comunicar isso para ele, então você pode dizer:
“Eu te dou um desconto!”
O problema disso é que “dar um desconto” não te valoriza como profissional, não faz com que seu cliente enxergue o valor dos seus serviços.
Então seria preferível dizer:
“Após analisar seu histórico, consigo te oferecer uma condição especial”
No final você disse a mesma coisa, mas de forma diferente. O resultado disso é que, ofertar uma condição especial, desperta no interlocutor, inconscientemente, um sentimento de importância, de que ele foi tratado de forma especial e que a proposta que ele recebeu é especial. Percebe?
Além da linguagem verbalizada, é importante se preocupar com a linguagem não verbal.
Sendo assim, desenvolver soft skills vão te levar a outro nível e seu cliente vai perceber isso.
Escrevemos um artigo onde tratamos dessa temática, vale a pena conferir:
Desenvolver soft skills, tais como argumentação, persuasão e negociação, por exemplo, lhe dará muito mais liberdade e autonomia para lidar com pessoas, inclusive seus clientes.
Outro ponto importante que deve ser destacado, o qual vejo alguns profissionais deslizarem é: criar uma expectativa muito grande no cliente.
O problema disso é que essa expectativa pode ser frustrada e a confiança acaba sendo severamente afetada.
Então atenção, NÃO PROMETA O QUE NÃO TEM CERTEZA QUE PODE CUMPRIR!
Lembre-se, a atividade da advocacia é de meio e não de fim.
2 – ENTREGUE MAIS DO QUE VOCÊ PROMETE
Enquanto que, criar expectativas demais pode frustrar, criar uma expectativa moderada e surpreender o cliente entregando mais do que você prometeu, vai trazer um resultado muito positivo.
3 – FACILITE PARA O CLIENTE
Quem esta te contratando, mesmo que representando uma empresa, é uma pessoa.
Portanto, é importante que o atendimento leve em consideração isso.
Já percebeu como grandes empresas estão cada vez mais trabalhando para oferecer um atendimento mais humanizado?
Pois é.
O atendimento humanizado é capaz de gerar rapport com o cliente, isto é, criar uma conexão com ele.
Comece a avaliar isso em seus próximos atendimentos.
Outra questão importante para criar essa conexão é ser compreensível.
Na advocacia é muito comum o uso de brocardos jurídicos e termos técnicos.
Deixe isso para usar com outro advogado ou operador do direito. O seu cliente não é obrigado a saber o que é um litisconsórcio passivo facultativo.
Se for necessário usar alguma palavra que pode ser mais difícil de compreender, procure explicar ela para o seu cliente e se certificar de que ele entendeu o que você está dizendo.
Facilite a vida do cliente. Explique e, se for necessário, desenhe!
O Legal Design tem ajudado muitos escritórios a se fazerem mais claros para seus clientes. Fica a dica!
Paiva Almeida Advocacia




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